segunda-feira, 9 de março de 2009

Obrigado, meninos !

Estórias com História

Projecto conjunto dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós

image

Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

Os nossos biscoitos

  Depois de provarmos os biscoitos da Padeira Brites de Almeida, ficámos com vontade de comer mais. Foi assim que no nosso Jardim de Infância decidimos fazer uma receita de biscoitos de manteiga que a Élia trouxe.
Com ovos, açúcar, manteiga e farinha fizemos a massa, depois com as nossas mãos, as formas da plasticina e muita imaginação modelámos corações,ursos, cobras, bolas, caracóis...
Cozeram no forno, não era o mesmo forno onde se esconderam os soldados espanhois mas ficaram deliciosos os nossos biscoitos.
Quando voltarmos a encontrar a Padeira Brites de Almeida queremos oferecer-lhe dos nossos biscoitos para ela provar; e se quiserem experimentar, a receita vos vamos deixar:

Biscoitos de manteiga

Ingredientes: - 500 g. açúcar
- 300 g. farinha
- 250 g. margarina
- 6 ovos
- 1 colher (chá) fermento ROYAL
- raspa de limão
Misturar o açúcar com os ovos, juntar a farinha e a manteiga derretida em banho-maria o fermento e a raspa de limão depois é só usar a imaginação e cozer em forno médio.

 

publicado por estoriascomhistoria às 22:54
ligação do artigo | comentar | ver comentários (3) | adicionar aos favoritos

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2009

Os Soldados e a Padeira de Aljubarrota

Depois de ouvirmos a história da Padeira de Aljubarrota, tentámos no Jardim de  Infância, desenhar e pintar a padeira e os soldados. Também escrevemos algumas palavras

image

Visita da Padeira de Aljubarrota

No dia 22 de Janeiro de 2009 os Jardins de Infância de Mendiga, S. Bento e Serro Ventoso, reuniram-se no Salão Paroquial de Serro Ventoso a fim de concretizar uma das actividades do seu projecto “ Histórias e lendas da nossa terra”.
Tal como no Jardim de Arrimal, a escritora Vanda Marques contou-nos a história da Padeira de Aljubarrota, rapariga forte e corajosa que ajudou as tropas portuguesas a expulsar os castelhanos da nossa terra no ano de 1385, reinava então EL rei D. João I.
A Vanda vestiu-se de Padeira e trouxe consigo a sua pá mágica.

Todas as crianças se sentiram atraídas e encantadas com a história e os seus objectos reais.
A padeira distribuiu biscoitos confeccionados no seu forno onde se esconderam os sete soldados castelhanos.
As crianças agradeceram à Padeira oferecendo-lhe algumas prendas

.
A presença da escritora Vanda Marques, autora do livro “ A Padeira de Aljubarrota”, permitiu-nos adquirir a sua obra e deste modo enriquecer as nossas bibliotecas e o imaginário das nossas crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário